Notebook Samsung Série 9 – Bazar Pop Testou

Quem trabalha com um notebook e o carrega a todos os cantos sabe o quão importante é sua leveza, resistência, design, performance e praticidade. Até pouco tempo o Macbook Air era um dos únicos, senão o único, a preencher estes requisitos. Felizmente a Samsung se propôs a lançar um concorrente a altura e se saiu muito bem com o Série 9, uma máquina potente e ultrafina que pesa apenas 1,3 Kg.

Logo de início, a característica que mais chama a atenção do notebook é seu design. A carcaça fina feita em duralumínio, metal leve e ultra resistente usado em carros e aeronaves, além de seu formato que lembra uma pasta, mostra que o produto é voltado para um consumidor exigente e prático, que carrega seu material de trabalho consigo e precisa de agilidade. Prova disso é o teclado retroiluminado com sensor de luminosidade permitindo trabalhar em locais mais escuros, ou seja, você pode fazer suas tarefas em qualquer lugar…mesmo!

Hardware

Por dentro a máquina também mostra ser digna de respeito: o processador Intel Core i5 2537M, com baixo consumo de energia, e o SSD (Solid State Drive) de 128GB o tornam rápido o suficiente para fazer frente a muitos notebooks parrudos. A placa de vídeo onboard, o chipset Intel HD Graphics 3100, de 1696 MB de memória (64 MB dedicada) dá conta do recado, mas poderia ser melhor se fosse uma Nvidia GeForce 320M como no Macbook Air, entretanto, isso não chega a incomodar.

A tela de 13 polegadas é ideal dentro do conceito de portabilidade do produto, sua imagem é nítida e brilhante, concordando com a iluminação ambiente graças a um sensor, mas mesmo ajustando cor e brilho, achei a imagem um pouco lavada em comparação ao Macbook que uso.

A espessura do Série 9 limitou a inserção de conectores, mas a solução para sua implantação, em abas que se abrem nas laterais, preservou muito bem o belo design e ainda dotou o gadget com uma USB 2.0 padrão, uma porta de som com microfone e alto-falante no mesmo conector e um slot para cartão Micro SD de um dos lados e um conector USB 3.0 (mais rápido), um conector HDMI micro e uma porta de rede Gigabit do outro.

Outro recurso que gosto é o trackpad maior, clicável e que aceita gestos multi-touch, um recurso que eu acredito se tornará cada vez mais comum em notebooks e que facilta muito a produtividade, permitindo rolagem com o uso de dois dedos, por exemplo.

Experiência

Apesar de estar um pouco enferrujado no uso do Windows, trabalhar com com Série 9 foi bastante agradável, tudo rolava macio, não houve travamentos, os vídeos e games rodaram em full-screen tranquilamente. Digitar no escuro pode parecer algo supérfluo, mas é um luxo que te dá maior liberdade de trabalho em qualquer ambiente e, depois que você se acostuma, chega a fazer falta.

O visual de metal escovado do Samsung Série 9 é lindo, mas tem um agravante: as marcas de dedo na carcaça do aparelho são impossíveis de ser evitadas, o que não chega a tirar o mérito de seu design e resistência, porém, sei que alguns podem se incomodar com isso.

Público

Mesmo com as constantes comparações com o Macbook Air, principalmente agora que suas configurações estão praticamente equivalentes, a Samsung acertou em criar um notebook leve, resistente e poderoso, para aqueles que trabalham em ambiente Windows e não pretendem mudar isso.

Outros recursos

– Bluetooth 3.0
– Samsung Fast Start – Boot 60% mais rápido
– Phone Share
–  Windows® 7 Home Premium Original

O Samsung Série 9 está a venda por R$4.999,00.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.