Lycra® Explica Do Quê É Feita A Sua Lingerie

A história da lingerie passa, necessariamente, por nossa história cultural e seus momentos políticos, os quais definiram o papel da mulher na sociedade de cada época. Tudo começou com a Revolução Industrial, quando as roupas íntimas passaram a ser fabricadas em larga escala. Então, os espartilhos se modernizaram e, com o passar dos anos, não resistiram ao mundo moderno e suas múltiplas tarefas, que exigiam corpos mais livres para o trabalho. Assim, outras peças surgiram para substituí-lo, como as combinações e o sutiã.

Atualmente, o sutiã comemora mais de 100 anos de existência e a calcinha mais de 500! A lingerie se tornou sinônimo de conforto e os tempos dos apertados espartilhos ficaram lá atrás, bem longe dos modelos maleáveis e cheios de estilo de hoje.

A moda que as mulheres usam também é altamente influenciada pelas celebridades: Madonna, o maior ícone pop das últimas décadas, nos anos 90 transformou a lingerie em peça fashion, usando-a sobre a roupa, alçando o temível espartilho a peça desejo.

No Salão Moda Brasil 2011, evento que reuniu o quê de mais moderno e tecnológico existe no universo da moda íntima e praia, a Invista, detentora da marca Lycra® e patrocinadora do evento, lançou o Glossário Lingerie, um prático guia sobre o mercado de moda íntima, trazendo informações básicas sobre as peças que usamos todos os dias.

Então, para conhecer  a função dos fios e tecidos tecnológicos confira alguns termos e na próxima ida à sua loja preferida de lingeries opte, com segurança, entre uma infinidade de estilos como esportivas, fetichistas, casuais, clássicas, sedutoras, modeladoras etc.

– Ação Bacteriostática: tratamento nos tecidos que previne e controla a proliferação de bactérias, evitando mau cheiro.
– Compressão: dependerá da porcentagem de elastano contida na composição do tecido.
– Elastano: genérico de todo e qualquer fio sintético de propriedade  elástica cuja composição química contenha, no mínimo 85% de poliuretano segmentado. Sua capacidade de alongamento e retração permite que as peças se ajustem ao corpo e não deformem.
– Fibra Natural: classificação de fibras obtidas e fornecidas ao homem pela natureza, como: algodão, linho, juta, rami, sisal, seda e lã.
– Fibra Sintética: classificação de fibras feitas a partir de princípios químicos, como o polímero. Exemplos: poliamida, elastano e poléster.
– Fita Elástica: fita com elasticidade no comprimento, feita com fio elastano nu ou recoberto, ou feita com fio de borracha. Utilizada na fabricação de lingeries e cuecas
– Microfibra: nome genérico dado a qualquer fibra sintética (poliamida, poliéster etc) cujos filamentos são tão finos quanto a seda, podendo ser até 30 vezes mais fino que um fio de cabelo. Os tecidos em microfibra são leves e respiráveis.
– Nylon:  nome popular pelo qual é conhecida a poliamida.
– Poliamida:  fibra leve, macia, de baixa absorção de umidade, fáil manutenção e secagem rápida. Amassa pouco.
– Pré-moldado:  processo de calor aplicado em tecidos que necessitam de moldagens anatômicas. Muito usado em sutiãs.
–  Strech: tecido com elasticidade obtida por meio de filamentos de poliamida ou poliéster texturixado ou de fibras elastoméricas.

Fios da Invista
– Lycra®: marca registrada da Invista para seu fio elastano. Usado em moda praia, íntima, jeanswear etc. Dependendo de sua participação na composição do tecido confere diferentes graus de elasticidade e compressão. No segmento de moda íntima o fio Lycra® participa de 10% a 15%, em média, do tecido.
– Lycra® beauty: tecidos desenvolvidos para atender os padrões mais exigentes de tecnologia e criar novas soluções para o segmento de shapewear. As peças com este tecido diminuem, criam curvas, esculpem e modelam o corpo.
Lycra® Xtra Fine: coleção de fios com foco em moda íntima. Proporciona tecidos mais sedosos e que oferecem maior conforto e aderência ao corpo, além de secagem rápida.
– Tactel®: fio poliamida de alta tecnologia. Uma peça de lingerie feita com este fio é mais macia e seca rápido.

Fonte e Fotos: Glossário Lingerie Lycra®. Para saber mais visite: http://www.lycrafuturedesigners.com/underwear/glossario.html

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.