Exposição “De Hollywood Para a Moda” no Shopping Iguatemi

De 16 a 30 de agosto, o canal TCM apresenta a exposição “De Hollywood Para a Moda“, no Shopping Iguatemi São Paulo. São 6 modelos imortalizados pelas maiores estrelas do cinema e o destaque vai para o vestido com estampa de cerejas usado originalmente por Marilyn Monroe em Os Desajustados, drama de 1961 dirigido por John Huston e no qual ela atua com Clark Gable.

O acervo pertence a Gene London, cinéfilo, estilista e colecionador de itens relacionados ao cinema clássico de todo o planeta.

Os outros vestidos (réplicas) são: o modelo vinho de plumas usado por Vivien Leigh em E O Vento Levou, por Rita Hayworth em Gilda, por Audrey Hepburn em Cinderela em Paris, por Grace Kelly em Ladrão de Casaca e por Marilyn Monroe em O Pecado Mora ao Lado (na clássica cena do duto de ventilação).

Tais cópias foram feitas, no caso do vestido de Marilyn, para que a atriz Mira Sorvino utilizasse na cinebiografia “Norma Jean & Marilyn”, sendo que mais tarde, Sarah Jessica Parker usou o mesmo vestido em uma sessão de fotos da revista inglesa “Premiere”, inspirada nos clássicos do cinema. Já o vestido de Vivien Leigh foi criado para o qüinquagésimo aniversário de “E O Vento Levou”, e foi utilizado depois por atrizes como Shelley Long e Joan Rivers.

E para homenagear a exposição, o canal TCM criou uma programação especial para o mês de setembro, que mescla cinema e moda em todas as suas exibições, já que muitas tendências da vida real vieram para o cinema como, por exemplo, o trench de gabardine cáqui com forro xadrez, inicialmente feito para os soldados que lutavam nas trincheiras britânicas e foi utilizado por Humphrey Bogart no filme Casablanca (1942). A camiseta branca, peça básica em todo guarda-roupas, transformou seu status, pois antes era roupa de combate de soldados norte-americanos. Em O Selvagem (1953), Marlon Brando usa a peça por baixo de uma jaqueta de couro, jeans gastos, botas e boinas, dando um novo estilo à peça.

Confira a programação de setembro no TCM – todas as quartas e domingos, às 22h, a partir do dia 12:

Domingo, 12 de setembro
22h – SABRINA (Sabrina)
0h – GILDA (Gilda)

– Quarta-feira, 15 de setembro
22h – O SELVAGEM (The Wild One, 1954)
23h25 – LEVADA DA BRECA (Bringing Up Baby, 1938)

– Domingo, 19 de setembro
22h – JANELA INDISCRETA (Rear Window, 1954)
0h – E O VENTO LEVOU (Gone with the Wind, 1939)

– Quarta-feira, 22 de setembro
22h –TOP GUNASES INDOMÁVEIS (Top Gun, 1986)
0h – BONNIE & CLYDEUMA RAJADA DE BALAS (Bonnie and Clyde, 1967)

– Domingo, 26 de setembro
22h – O PECADO MORA AO LADO (The Seven Year Itch, 1955)
23h50 – JUVENTUDE TRANSVIADA (Rebel Without a Cause, 1955)

– Quarta-feira 29 de setembro
22h – CASABLANCA (Casablanca, 1942)
23h50 – SHAFT (Shaft, 2000)


Onde:

Exposição “De Hollywood Para a Moda”
Shopping Iguatemi São Paulo, Espaço Fashion, Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jd. Paulistano
Horário: Segunda a Domingo, das 10h às 22h.
Gratuito

Fotos: em destaque – divulgação/galeria – Bazar Pop

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.