Athleisure – O Visual Esportivo É Moda ou Estilo de Vida?

Athleisure - O Visual Esportivo É Moda ou Estilo de Vida?
adidas + Rita Ora

Uma rápida busca no Google pela palavra athleisure mostra que o termo e o lifestyle que ele traz consigo estão longe de perder o fôlego. A “tendência” que hoje parece ter vindo para ficar começou há quase uma década, embora não exista uma maior precisão sobre quando e onde a onda surgiu e tomou conta de nossas vidas. De qualquer forma, mesmo sem a precisão de seu exato nascimento sabe-se que está ligada ao movimento atual de levar uma vida mais saudável, com a prática de atividades físicas regulares e bons hábitos alimentares, coisas que o Instagram mostra como nenhuma outra rede social, rede esta, aliás, que é apontada como a grande difusora deste estilo de vida e responsável pelo aumento das vendas do athleisure.

Athleisure nada mais é que a junção das palavras em inglês athletic + leisure, ou seja, atlético + lazer, o que na vida real significa a mistura do sportswear com o casual. Se antigamente víamos as pessoas vestidas com roupas esportivas e confortáveis (mas cheias de tecnologia) apenas em seus caminhos de casa para a academia agora é cada vez mais comum ver mulheres e homens que já se vestiram para se exercitar fazendo uma série de outras atividades de seu dia-a-dia nestas roupas.

Athleisure - O Visual Esportivo É Moda ou Estilo de Vida?
Puma + Rihanna

Independente da origem, data exata ou porquê do athleisure ter se tornado a última moda,  a realidade é que com o advento de novas tecnologias para estas roupas usá-las no dia a dia é muito agradável. São peças que se adaptam perfeitamente aos nossos movimentos, são resistentes, não pesam quando suamos, são fáceis de carregar na bolsa ou na mochila, um casaquinho pode ser dobrado várias vezes e levado levemente conosco. Estas roupas não amassam, podem conter filtros UV para quem pratica esportes ao ar livre, quando chegam em casa podem ser automaticamente jogadas dentro da máquinas de lavar e em questão de algumas horas estão prontas para serem usadas novamente, pois não precisam ser passadas.

Com tantos atributos ainda temos que levar em conta que o design com apelo fashion vem sendo incrementado cada vez mais, assim falamos de roupas bonitas de serem vestidas, com aquele quê cool (vide a coleção da adidas com a Farm), um sucesso de público que traz a cada lançamento estampas desejo que fazem as mulheres pirarem.

Athleisure - O Visual Esportivo É Moda ou Estilo de Vida?
adidas + Farm
Athleisure - O Visual Esportivo É Moda ou Estilo de Vida?
Madonna veste adidas + Alexander Wang

Agora mudando o foco para os pés, a indústria dos tênis nunca vendeu tanto, há colaborações por todos os lados e lançamentos de coleções quase que semanalmente para dar conta do apetite dos consumidores por calçados confortáveis, estilosos e com um algo a mais para dar aquele up no visual.

Para citar algumas coleções que fizeram enorme sucesso no athleisure tivemos Rita Ora + adidas, novamente adidas + Alexander Wang, Puma + Rihanna. Nos mundo dos calçados Vans + Peanuts, adidas + Pharrel e mais uma infinidade de outras parcerias que não caberiam neste post se fôssemos citar só as mais importantes.

Athleisure - O Visual Esportivo É Moda ou Estilo de Vida?
Vans + Peanuts
Athleisure - O Visual Esportivo É Moda ou Estilo de Vida?
adidas + Pharrel

E como ficam as marcas que não trabalham diretamente com este tipo de roupa? Bem, adaptam suas coleções ao mood esportivo, exemplo disso é Louboutin que no ano passado lançou uma coleção inspirada em calçados de escalada e montanhismo, o que gerou a linha Loubi-Athlete. A indústria do jeans vem apostando em caimentos mais soltos em contraponto ao jeans skinny que dominou absoluto por anos e anos. Marcas como GAP apostaram em peças para yoga para abocanhar uma porção deste mercado.

Athleisure - O Visual Esportivo É Moda ou Estilo de Vida?
Jeans amplo da Vicunha
Athleisure - O Visual Esportivo É Moda ou Estilo de Vida?
Coleção Loubi-Athlete

Especialistas em business já afirmam que com a mudança de comportamento dos millennials no sentido de levar uma vida mais ativa e equilibrada em comparação com as gerações passadas a onda athleisure já não é mais apenas uma tendência ou moda e sim um estilo de vida que veio para ficar permanentemente.

 

Para mais conteúdo me sigam também nas redes sociais:
Barbara Duarte — Facebook — Instagram — Pinterest
Bazar Pop — Facebook  — Twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.