Compras Inteligentes de Moda e Beleza

Compras Inteligentes de Moda e Beleza

Este post nasceu de uma conversa que tive com uma amiga e, engraçado, como aquilo que já é natural no comportamento do dia a dia parece se tornar uma verdade mais real quando verbalizamos, colocamos para fora a ideia e a trocamos com outras pessoas.

Caçando Liquidações:

Por conta do blog todo mundo me pergunta se eu sou “a caçadora de oportunidades incríveis nos períodos de liquidação e bazares.” Sim, claro que isso acontece, afinal por conta da busca pelas Sales da vida para trazer para vocês, fico sabendo de muita coisa bacana que vale uma comprinha.

No entanto, minha vida não funciona assim, a cada liquidação saio correndo, pelo contrário, comprar em liquidações me fez ficar mais esperta para muita coisa dispensável que antes poderia ser uma tentação somente pelo preço off. Hoje, penso muito antes de passar o cartão de crédito, afinal tudo que adiciono ao meu guarda-roupa precisa ser útil e durável. Se tem uma coisa que sempre odiei é comprar algo para ficar parado  no armário (um total desperdício de tempo e dinheiro).

Compras Para Substituir Algo Velho:

Mas voltando à conversa com a amiga o que notei é que cada vez mais venho apenas tendo vontade de comprar coisas que substituam outras. Por exemplo: uma blusa ou camisa ficou velhinha, saio para comprar outra para reposição. A bolsa já está meio gasta (como amo minhas bolsas as uso até acabarem), sinto que é hora de buscar um novo modelo para ficar no lugar e me acompanhar por muitos anos no futuro e assim por diante.

Compras Inteligentes de Moda e Beleza

Estilo Básico:

Talvez isso se deva ao fato de eu sempre ter sido uma pessoa básica – amo jeans, peças em alfaiataria e acessórios em couro; ou por estar trabalhando com moda há tantos anos e saber que mais cedo ou mais tarde aquela peça que foi moda em uma determinada temporada, mais cedo ou mais tarde voltará à ser tendência, passei a ter o hábito de não jogar nada fora; ou por sempre ter compreendido meu estilo – básico com uma pegada rocker, nada de peças muito girlie; ou ter que dividir meu dinheiro com a casa, que me leva uma boa grana todo mês e não me deixa uma margem muito grande para compras desnecessárias.

Pode ser que, ao final de tudo, muito do que sou hoje em termos de compras em moda e beleza tenha a ver com uma combinação de todos estes fatores que citei acima. A grande verdade é que, mesmo ainda gostando muito de passear pelos shoppings e ver as novidades, ir aos eventos de moda em que os previews de novas coleções são mostrados ou aos lançamentos de beleza em que recebo produtos para testar e contar aqui para vocês, perdi aquela urgência de comprar que eu tinha quando era mais nova.

Compras Inteligentes de Moda e Beleza

Vício em Compras:

Aliás falei do meu tempo de Becky Bloom em um dos nossos últimos podcasts do Papo H (se quiser ouvir é só clicar aqui), entretanto talvez ficar mais velha também tenha uma grande parcela de culpa nisso tudo.

Compras de Qualidade:

Prezar por peças de qualidade ao invés de uma liquidação irresistível na Forever 21 (me desculpem as fãs da marca mas eu tenho horror à peças modinhas sem qualidade alguma e nem estou falando em fazer compras na Chanel porque meu orçamento nunca me permitiu este nível de qualidade). Mas como é bom levar para casa um casaco que tenha em sua composição uma boa porcentagem de lã, assim eu saberei que ele me acompanhará por muitos invernos ou um par de sapatos de uma marca confiável que sei que me atenderá em minhas andanças pela cidade nos eventos da vida, sem me machucar.

Repetir Roupa, por quê não?

Some-se à isso a não vergonha de repetir roupa e a paixão por algumas marcas que me acompanham desde muito antes do blog como Levi’s, Santa Lolla, Capodarte, Zara, Animale, Track&Field, Converse, Coach, entre tantas outras que amo e que aguentam o tranco do dia a dia com maestria.

Resumo:

Então, concluindo este meu post baseado na conversa com a amiga “das modas” o que eu digo é:

  • encontre seu estilo
  • procure as marcas que te vestem bem, que têm a ver com quem você é, que te representem, enfim
  • bata muita perna antes de bater o martelo em uma peça – hoje com a ajuda da internet está super fácil de já sair para seu dia de compras com uma boa ideia do que o mercado oferece, é só fazer uma pesquisa nos sites das marcas antes
  • pense bem no que você já tem no seu armário antes de adquirir algo que seja praticamente a mesma coisa da peça que já tem
  • antes de mais nada, busque qualidade

 

E não se esqueça, tudo que eu disse acima também vale para cosméticos e maquiagens. Teste antes de comprar e só leve o que você sabe que fica bem em você e faça compras inteligentes! 

 

 

Para mais conteúdo me sigam também nas redes sociais:
Barbara Duarte — Facebook — Instagram — Pinterest
Bazar Pop — Facebook  — Twitter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.