Como Montar um Guarda – Roupa Cápsula

Como Montar um Guarda - Roupa Cápsula

Nas últimas décadas fala-se muito em fast fashion e no consumo desenfreado de roupas, calçados e acessórios para satisfazer uma vontade cada vez mais urgente por novidades. No entanto, acredito que na medida em que vem-se divulgando cada vez mais os resultados nefastos deste consumismo exagerado (para quem consome e para o planeta) alguns pensamentos vêm mudando e as pessoas têm tentado mais e mais rever seus hábitos quando o assunto são compras, seja pela crise que nos assola, seja pela vontade mesmo de ter produtos que durem mais e sejam mais versáteis.

É aí que entra o guarda-roupa cápsula, ou capsule wardrobe. Mas o que seria na vida real este “guarda-roupas”?

A ideia nada mais é que a de um guarda-roupa compacto, com peças que sejam intercambiáveis e que rendam inúmeras combinações. Desta forma, itens básicos e de boa qualidade são fundamentais no guarda-roupas cápsula.

Como Montar um Guarda - Roupa Cápsula

Acredito que a sensação de saber que se aproveitou ao máximo uma compra de uma roupa, um sapato, ou bolsa, por exemplo, é muito boa. Você sente que aquilo valeu seu dinheiro e te acompanhou durante muitos bons momentos da sua vida. Ver uma peça “envelhecer” no guarda-roupa e ficar com as marcas do seu uso (os jeans são os melhores amigos neste quesito pois envelhecem muito bem e ficam mais bonitos com o tempo) é gratificante e mostra que você é capaz de ser uma pessoa mais consciente, gastando menos com compras impulsivas e aproveitando muito mais aquelas peças que gosta.

Isso não quer dizer que você não possa, de tempos em tempos, se dar ao luxo de fazer uma compra por mero capricho mas gastar dinheiro e tempo com coisas que depois de meses, se revelam uma péssima aquisição, não é bacana, não é ecológico e faz com que você desvie dinheiro de coisas mais importantes como algo para sua casa, uma viagem, uma poupança etc.

Para mim, o guarda-roupa cápsula não é uma fórmula mágica, pronta. Ele envolve antes de mais nada nosso estilo pessoal. Se você trabalha de roupas sociais ou casuais faz uma enorme diferença na hora de escolher quais serão as peças que o comporão. Porém, algumas acabam sendo coringas e devem sempre estar presentes, já que serão usadas em um momento ou em outro.

Como Montar um Guarda - Roupa Cápsula

O primeiro passo é: não compre nada que não o faça sentir bem. Se sabe que não vai usar, nem chegue perto. Eu, por exemplo, não gosto nem um pouco de camisas polo, assim, não compro polos, nunca comprei. Será um gasto inútil de dinheiro.

Mas vamos às peças que com certeza serão aproveitadas por todos no momento de montar o guarda-roupa cápsula:

(tenha sempre em mente que as cores das peças devem ser o mais neutras possível)

  • 1 boa calça jeans – com uma lavagem média e sem rasgos (isso fica para aquela compra por impulso que falei lá em cima).
  • 1 calça preta – pode ser sarja ou alfaiataria (depende do seu estilo e das suas necessidades).
  • 1 short jeans (ou bermuda).
  • 1 saia – pode ser lápis, evasê, do jeito que você mais gosta e vai usar mais. Se o guarda-roupa cápsula é de verão escolha um tecido mais leve, se inverno, opte por algo mais pesado. Caso seja bem básica, poderá ser usada nas duas estações.
  • 1 camisa branca bem cortada (se quiser adicionar uma preta também será útil).
  • Várias t-shirts e regatas – em branco, preto, mescla, listrada. Serão imprescindíveis para fazer par com seus blazers, jaquetas ou mesmo sozinhas.
  • 1 cardigan – este é muito útil pois pode ser usado fazendo sobreposição por baixo do blazer e por cima de uma camisa, compondo um look mais inverno ou apenas por cima de uma regatinha nos dias mais outonais.
  • 1 vestido – o mais básico e de bom caimento possível
  • 1 blazer – de preferência de corte bem clássico.
  • 1 jaqueta jeans – sem muitos detalhes, apenas de uma boa lavagem, que converse com o jeans que você comprou lá no começo. Assim, você pode montar um look jeans com jeans.
  • 1 casaco mais pesado – para o inverno eles são indispensáveis e devem ter em sua composição uma maior porcentagem de lã que materiais sintéticos. Isso garante sua longevidade, sem deformar ou criar bolinhas que após um curto período de uso transforma a peça em um trapo.

Por fim: 1 jaqueta de couro – não é que ela seja imprescindível no guarda-roupa cápsula mas adiciona uma dose extra de charme aos seus looks e nunca sai de moda. Pode ser estilo perfecto (mais rock’n’roll) ou mais certinha, de zíper (bliker). Ambas são maravilhosas e caem bem com praticamente tudo.

Acessórios são imprescindíveis: são eles que dão um toque de estilo ao look. Bolsas em formatos clássicos como baú, tiracolo, shopper, carteiro ou tote bags são sempre bem-vindas. Aposte em cores como preto e marrom. Echarpes e pashminas são perfeitas para dar um toque de cor àquela camisa ou t-shirt branca, preta ou mescla. Ao longo do tempo vá acrescentando mais acessórios coloridos e você verá a diferença que eles farão na “cara” do seu look básico.

Sobre calçados: aí vai depender do seu dia a dia mesmo, mas sapatilhas, botinha baixa, sandália, scarpin e tênis são obrigatórios (no alto inverno uma bota de cano alto também é importante) e o melhor, se você já tiver muitos sapatos (o que a maioria das mulheres têm) pode aproveitá-los para dar aquele toque fashion ao seu look básico!

Onde Comprar:
dafiti.com.br

Para mais conteúdo me sigam também nas redes sociais:
Barbara Duarte — Facebook — Instagram
Bazar Pop — Facebook  — Twitter — Snapchat: bazarpop

7 Comments

Add Yours

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.