Dia Internacional da Mulher

dia_mulher

Em meio a distribuição de flores e outros mimos por quê no dia 8 de março existe uma data marcada internacionalmente para a mulher?

Com o apogeu da Revolução Industrial, as mulheres que até então normalmente não trabalhavam fora passaram a ter esta oportunidade, porém suas vidas em nada melhorariam e longas jornadas de trabalho, que duravam de 12 a 15 horas diariamente, além de salários miseráveis, passariam a fazer parte de seu cotidiano.

Greves e reivindicações se tornaram a pauta do dia para estas trabalhadoras que tiveram que lutar por melhores condições de trabalho e salário. Não foi fácil, se até hoje a diferença salarial entre homens e mulheres pode chegar a 20% , imaginem o longo caminho que trabalhadoras no mundo todo trilharam e ainda trilham para chegar à tão sonhada igualdade de gênero. Além de melhores condições humanas as mulheres ainda lutariam pelo direito ao voto.

dia_mulher_direitos

Foi apenas em 1945 que a ONU assinou o primeiro acordo internacional firmando princípios de igualdade entre homens e mulheres. Na década de 60 o movimento feminista ganhou voz e no ano de 1975, no dia 8 de março a ONU reconheceu a data como o Dia Internacional da Mulher.

Assim, este dia deve ser encarado como uma oportunidade para que se discuta cada vez mais e se insira na sociedade os direitos da mulher em sua plenitude. Discriminação, violência moral e física que muitas mulheres sofrem ainda nos dias de hoje devem estar na ordem do dia.

Celebremos o Dia Internacional da Mulher e que o mesmo sirva para que nunca esqueçamos de lutar por uma sociedade mais justa, menos machista e preconceituosa.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.