Festas de Fim de Ano – Consultora de Estilo Tira Suas Dúvidas Fashion

vestidofesta_destaque

Para estas épocas repletas de festas, tiro aqui as dúvidas fashion mais comuns para  nossas leitoras acertarem nas escolhas! Anote:

– Casamentos:

Madrinhas de Casamento podem usar preto?
Embora não seja uma regra, o preto deve ser evitado por madrinhas, porque é uma cor que ainda enfrenta preconceito para esta situação. Caso alguém queira arriscar, é recomendável que se consulte a noiva antecipadamente, para saber sua opinião.

Baseado no horário do casamento, qual o melhor modelo de vestido?  Por exemplo: durante o dia, pode-se usar longo, ou esse modelo é só para a noite mesmo?
Para o dia, deve-se pensar em algo mais informal. Portanto, menos é mais e a discrição deve estar em primeiro lugar: cores sóbrias, estampas bonitas e pouquíssimo brilho. Quanto ao comprimento, ele deve estar pouco acima dos joelhos ou midi (longuete).

Para a noite, quanto mais formal a festa, mais brilho você pode acrescentar, assim como cores, decotes, detalhes e modelo chamativos. Quanto ao comprimento, a noite permite – no caso de black-tie, exige – o uso de vestidos longos.

Como usar chapéu? Somente em cerimônias à tarde?
Quando pensamos em chapéu, estamos falando de um acessório utilitário, ou seja, o chapéu era originariamente usado para nos protegermos do sol. Portanto, o seu uso está condicionado a cerimônias durante o dia (manhã ou tarde), principalmente se ocorrerem ao ar livre.

Outras Festas:

Em uma festa à noite, pode-se usar cabelo solto? Existe alguma regra sobre cabelo preso ou solto em festas?
Não, não existe uma regra para isso. No entanto, quando o traje é black-tie, o penteeado deve ser obrigatoriamente mais elaborado. Portanto, neste caso, o uso do cabelo preso é mais recomendado, por ser mais formal; fora isso, é possível usar o cabelo solto, desde que bem arrumado, pois este é um look mais despojado, jovem e atual.

Qual o melhor modelo de bolsa? Somente o tipo “carteira”(ou clutch) é apropriada?
Sempre que pensarmos em festa, deveremos preferir modelos diferentes daqueles que usaríamos no dia-a-dia. Portanto, além da carteira, que está muito na moda, é possível usar pequenas bolsas que podem ter os mais diferentes acabamentos: bordados em pedrarias, paetês, lantejoulas, feitas de algum tecido brilhoso como o cetim, por exemplo. Um detalhe muito importante a ser considerado, é o tamanho, pois elas devem ser de pequenas a médias, nunca grandes, enormes. Além disso, as bolsas de mão são as melhores opções.

Quais tecidos deve-se escolher para um vestido realmente chique?
Antes de mais nada, para que um vestido fique reamente bonito e nos dê uma aparência linda, é preciso dedicação de tempo, atenção e cuidado na escolha. O mais importante de tudo, é que o vestido nos traga a sensação de bem estar! Algumas dicas legais e úteis:

– é preciso experimentar tudo com calma
– tecidos brilhosos (cetim, tafetá) realçam curvas e acrescentam volume à silhueta. Portanto, tecidos opacos são mais “emagracedores” que os brilhosos.
– cores escuras são contráteis (emagrecem) e cores claras são expansíveis (acrescentam volume)
– brilhos em lugares estratégicos ficam lindíssimos. Escolha um ponto de atenção para o seu look: decote, cintura, mangas, busto, pernas.
– use a cor como sua aliada. Um vestido colorido lindo já compõe um lindo look
– é possível usar um vestido liso com bijoux lindíssimas à la Angelina Jolie, que sempre aparece com modelos clean e capricha no cabelo, jóias e maquiagem.

Em breve, voltaremos com mais dicas sobre dress code.

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Fotos: InStyle.com

carmen_novafotoCarmen Martins é Consultora de Imagem & Personal Stylist. Com sólida formação e longa experiência, ela auxilia suas clientes a descobrirem seu estilo próprio e a definirem sua Imagem Pessoal e Profissional, fazendo com que projetem o melhor de si mesmas com segurança, auto-confiança e auto-conhecimento. Ela também é autora do blog ACHADOS DE MODA em que dá dicas diárias para mulheres reais.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.