Outubro Rosa – Mulher Consciente

outrosa_elatemquesaber

Este mês é do Outubro Rosa, esforço mundial para informar e conscientizar tanto mulheres quanto homens, claro, sobre a luta contra o câncer de mama. Simbolizada pela cor rosa, a iniciativa no Brasil coloriu vários pontos importantes do país, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e o Monumento às Bandeiras e lojas da R. Oscar Freire em São Paulo, com o intuito de alertar a população da importância da realização da mamografia anual, a partir dos 40 anos de idade e do diagnóstico precoce da doença, que detectada em estágio inicial tem possibilidades de 95% de cura.

O site www.mulherconsciente.com.br tem o propósito de trazer mais informações às mulheres sobre a campanha e divulgar os eventos à esta relacionados. E como parte das atividades do Outubro Rosa, aconteceu, em São Paulo, ontem (06.10.09) o “Ela Tem que Saber”, que contou com a presença da apresentadora Eliana, como madrinha, da presidente da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) Maira Caleffi e foi apresentado pela publicitária Mirela Janotti, autora do livro Força na peruca, livro em que narra, de forma muito bem humorada, sua própria experiência vitoriosa contra o câncer de mama.

O objetivo do evento era reunir blogueiras e twitteiras para ajudar na divulgação da causa, o que foi atendido por todas. Em 17 minutos, o vídeo da “Ana”, uma mulher que passou pelo câncer de mama e hoje conta sua história a outras mulheres, foi visto 710 vezes com as menções em blogs e Twitters que as participantes fizeram.

Mas o mais importante disso tudo não é só a forma como as mulheres que sofreram da doença passaram adiante suas experiências, dando força às que estão atualmente em tratamento, mas também e acima de tudo, a difusão da aprovação da Lei Federal n. 11.664/2008, de autoria do deputado federal Enio Bacci, que garante a realização do exame mamográfico pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em todas as mulheres a partir de 40, e não mais de 50 anos de idade, como anteriormente.

Para quem tiver interesse em conhecer a história de Mirela Janotti, indico seu livro “Força na peruca – Tragédias e comédias de um câncer”. Editora Matrix, 2008. E para conhecê-la um pouco mais acesse seu blog : http://mirelafenix.blogspot.com/.O livro é de leitura recomendada a todas as mulheres, pois fala de  uma maneira leve a situação complicada pela qual passou Mirela e que, apesar de todas as mazelas que lhe foram apresentadas no fatídico ano de 2006, incluindo a doença, sua vida tomou rumos inesperados e hoje é mais feliz e com novo significado.

Então leitoras do Bazar Pop, ajudem a divulgar a notícia, acessem o site e informem-se sobre o que é possível fazer para reverter as tristes estatísticas sobre o câncer de mama e preservar as suas vidas, consultando seus médicos regularmente. Sejam mulheres conscientes!

Sobre a FEMAMA: Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA, fundada no dia 22 de julho de 2006 no Seminário Visão de Futuro 2006-2015, em São Paulo, mobiliza 30 instituições filantrópicas e tem representantes em 16 Estados brasileiros. No seminário Visão do Futuro começou a primeira etapa do Projeto Te Toca Brasil, que consiste na união de diversas entidades ligadas à causa do câncer de mama para o alinhamento de objetivos que devem ser alcançados por meio de planejamento estratégico na busca por melhorias na área da saúde da mama, tais como a diminuição do índice de mortalidade pela doença, a melhoria da qualidade dos exames e das medicações, representatividade no Congresso, entre outros.

Para ler mais sobre o assunto e conhecer outras blogueiras engajadas na divulgação do Outubro Rosa clique: @mjoffeeholick (que ajeitou o selo para 2009), @louvoreintercessao, @juliagil, @lidifaria, @danikoetz, @cintiacosta, @blogapaixonados, @fiodeariadne, @smiletic (com vários posts), @ladyrasta, @dasgurias, @claudiamidori, @cybelemeyer, @cobracomasa, @casarei, @selmarosa, @meninamisterios, @lume, @carlamorais, @jl, @denisearcoverde, @SentimentoEmLetras, @JesusOMaiorAmor, @AnaPaula, @simpleseoriginal, @mirelafenix, @redhairtattoo, @avessodoavesso, @fufuquices, @modasemfrescura, @melhoramiga, @mr_biglia, @maxreinert, @juvilela, @fabineves, @juliareis, @prichufi, @sacolaodestilo, @tarsoaraujo,@objetosdedesejo, @andrealino, @moniquebecker, @conversadeliquidificador, @renatanogueira, @rosana, @anamagal, @daluzinha, @cristianesilva, @smiletic, @fransayuri (no Flickr), @drimorango, @fashionyuppies, @melangedetout, @virgememcancer, @beatrizcassia, @pompeumacario, @saladeespera, @charo, @gabibianco, @elfinha, @samegui

Foto em destaque: fonte site www. mulherconsciente.com.br

·

Sobre o(a) autor(a)

Barbara Duarte, editora do Bazar Pop e do Podcast Papo H, do blog Canal Masculino, é fã de rock e produtora de moda. www.facebook.com/dicasdacondessa.

Trackbacks for this post

  1. Câncer de mama também acomete os homens #outubrorosa | A Vida Como A Vida Quer
  2. Força na peruca neste Outubro Rosa | A Vida Como A Vida Quer
  3. Outubro Rosa – Ela Tem Que Saber » Universo Mix

Deixe seu comentário

Powered by Deadline Theme